sexta-feira, 30 de março de 2012

Dente do Siso


DENTES DO SISO ( JUIZO )

Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares. São também os últimos dentes nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.  É possível que em alguns casos os dentes do siso (ou do juízo) nem cheguem a nascer, ficando assim inclusos ou apareça só uma parte, chamado de     semi- inclusos e também podendo ficar impactados (travados), nos dentes vizinhos.


                                  
 
                                                     ( Dente Incluso e impactado )


O dente do siso, por ser um dente de difícil higienização, facilmente poderá ser acometido por cáries e gerar problemas gengivais, devido a facilidade de reter os alimentos, podendo comprometer também, os dentes vizinhos. Quando fica semi erupcionado, o dente do siso pode inflamar o tecido (capuz pericoronário), que pode cobrir parcialmente o dente, quando eles estão nascendo, inflamação essa, chamada de pericoronarite. Isso provoca dores, bastante fortes, exigindo atendimento profissional para remoção dessa dor.
Na maioria dos casos os dentes do siso devem ser extraídos, segundo a      ADA (America Dental Association) indica que os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando o paciente é jovem, a fim de prevenir futuros problemas e abaixo segue algumas indicações:
- indicação ortodôntica
- Prevenção de pericoronarite
- Prevenção de reabsorção do osso e da raiz do dente vizinho
- Prevenção de cistos odontogênico
- Otimização da saúde periodontal.

O cirurgião - dentista com formação e vivência diária na realização de cirurgias, realiza estes procedimentos de cirurgia oral de maneira muito rápida e segura, diminuindo os riscos e desconforto do paciente durante e após o procedimento. Não há dor, pois o procedimento é realizado sob anestesia local. Durante o pós-operatório o cirurgião dentista poderá indicar medicamentos que devem ser tomando de acordo com orientação do mesmo.
Quando a cirurgia é realizada por um profissional habilitado e competente, o procedimento torna-se tranquilo, rápido e seguro e com boa recuperação pós-operatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário